Pular para o conteúdo principal

FAQ Geral

Perguntas gerais mais frequentes


Nesta seção você encontra as perguntas gerais mais feitas.

01. É mais adequado que os servidores relacionados como pontos focais sejam das áreas de pesquisa, inovação e extensão? Qual será o papel dos pontos focais?
As instituições poderão fazer as indicações dentro de sua autonomia. Mas é adequado que sejam pessoas envolvidas nas áreas de pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Também será necessária a participção da área de tecnologia da informação para viabilizar a operação do extrator de dados.
02. Não utilizamos o SUAP Pesquisa ou similar. Os dados são computados e acompanhados manualmente até o momento. Como será a coleta? Preenchimento manual?
O Extrator de Dados se comunica com qualquer sistema, caso a instituição ainda realize o acompanhamento por meio de planilha e, estando na nuvem, em modelo fornecido, o sistema também se comunicará com ela.
03. Gostaria de saber os parâmetros de avaliação dos indicadores. Quais níveis serão considerados satisfatórios e insatisfatórios?
Não existem definição de metas específicas para o indicadores, dessa forma, a portaria 299/2022 lida apenas com o acompanhamento.
04. A base de dados poderá ser integrada ao suap ou a outro sistema?
Sim, o sistema se comunica com outros sistemas como: SUAP, SIGAA, QAcadêmico. Para que isso ocorra a equipe de TI precisará promover a respectiva integração, que pode ser uma consulta ao banco de dados do sistema ou a disponibilização de uma API.
05. O Pesquisador Institucional(PI) terá que alimentar algum dado na nova plataforma ou será apenas acompanhamento dos indicadores?
A decisão de quem fará alimentação é da instituição. A alimentação poderá ser toda automatizada, através da consulta a planilhas ou banco de dados.
06. Os indicadores de outras áreas serão disponibilizados?
A solução tem como objetivo acompanhar os indicadores de rede da Pesquisa e da Extensão, definidos na Portaria 299/2022 da SETEC. Além desses indicadores, a Portaria 321/2022 da SETEC também estabeleceu a necessidade de acompanhamento dos indicadores institucionais.
07. Indicadores serão incorporados em algum momento à Plataforma Nilo Peçanha? Quando acontecerá a integração deste Sistema de Monitoramento para a Plataforma Nilo Peçanha?
Futuramente serão integrados a PNP, mas ainda não existe uma data, nesta fase os indicadores são testados e avaliados para após os resultados decidir quais poderão ser anexados a PNP. Qualquer integração a PNP dependerá de ato regulatório da SETEC para sua efetivação.
08. Como será o procedimento de coleta de dados junto aos órgãos?
Existe um extrator que faz a operação de forma automatizada, desde que a instituição alimente seus sistemas e/ou planilhas. Ao implantar o extrator, é definida uma periodicidade de extração. Para os indicadores de rede definidos na Portaria 299/2022, são previstas duas extrações anuais, uma em 30/06 e outra em 31/12 de cada exercício. Para os indicadores institucionais, a periodicidade é aquela definida pela instituição no momento do cadastro de uma variável.
09. Minha Instituição não usa sistema informatizado mas a perspectiva é que no 2º semestre de 2023 nosso sistema esteja em uso. posso aderir ao sistema monitor indicando que os dados são de planilha e depois posso alterar para sistema
Para cada variável existente, seja de rede ou institucional é necessário indicar a fonte de dados a ser usada. Uma vez feito essa indicação, as extrações ocorreram conforme programado. Caso a fonte de dados seja modificada, por exemplo, na mudança do uso de planilha ou de sistema, essa fonte pode ser atualizada. Dessa formas as futuras extrações farão referência a nova fonte de dados.
10. Recebemos recentemente um formulário para "Cadastro das Equipes Institucionais para Sistema Monitoramento de Indicadores". Este formulário é para indicação de um servidor do IF ou devemos indicar 01 servidor de cada área do instituto, ou seja, um da pesquisa, um da extensão, um do desenvolvimento institucional e etc?
As instituições poderão fazer as indicações dentro de sua autonomia. Cabe ressaltar que os servidores informados no formulário terão acesso ao sistema e poderão cadastrar outros usuários, cadastrar PDIs, Variáveis e Indicadores Institucionais.
11. Estou entendendo que nossa primeira tarefa é realizar o processo de catalogação dos dados e depois disso o extrator será disponibilizado para cada instituição adaptar?
A etapa principal para as áreas de Desenvolvimento Institucional, Pesquisa e Extensão é realizar a catalogação dos dados. Essa etapa irá permitir que as equipes de tecnologia da informação possam realizar a configuração do extrator de dados.