Pular para o conteúdo principal

Catalogar Fontes de Dados

Catalogar Fontes de Dados


info

Essa etapa é opcional e serve como uma forma de documentar o processo de catalogação dos dados, antes da implantação do extrator. Caso a instituição já detenha know-how para extrair os dados, é possível pular para a etapa seguinte.

Levantando os dados

A etapa de catalogar as fontes de dados da instituição é uma das principais do processo de implantação da solução. Essa etapa envolve identificar, para cada uma das variáveis institucionais e de rede, quais fontes de dados devem ser usadas para promover o acesso aos dados necessários para geração dos valores das variáveis. Observar que essa etapa deve ser desenvolvida em parceria com a área de Tecnologia da Informação, o que irá permitir um ganho de tempo durante o processo de implantação do extrator de dados. Para auxiliar esse processo a Aplicação Central conta com uma funcionalidade para registrar as informações necessárias para catalogação.

Para acessar, dentro da área da aplicação, acesse o menu e clique em "Fonte de Dados" e, por fim, selecione na listagem a variável na qual se deseja fazer o registro.

É necessário o preenchimento de 2 campos:

  1. Origem: Determinar o tipo de fonte de dados. Atualmente o extrator de dados suporte as seguintes fontes:
    1. Banco de Dados: Os dados necessários para calcular o valor de uma variável estão armazenado em um banco de dados e através da elaboração de consulta SQL é possível obter esses valores.
    2. API: Os dados são analisados por códigos das aplicações e disponibilizados através de APIs, que fornecem o valor da variável.
    3. Planilha Eletrônica: Os dados estão armazenados em planilhas que são consolidados através de fórmulas ou registrados de forma direta. Para que seja possível realizar a extração a planilha precisa ser preparada para estar no formato informado aqui. As planilhas podem estár disponíveis no formato online ou em servidores de arquivos.
    4. Manual: Os valores das variáveis são informados manualmente no extrator de dados.
  2. Detalhamento: Nessa campo pode ser informado qual banco de dados, consultas, planilhas e/ou informações adicionais que ajudem a construir os mecanismos de extração dos dados a ser realizado na etapa seguinte.

Catalogar fonte de dados

Catalogação dos Dados

Para o processo de catalogação, no espaço do detalhamento, são esperadas que as seguintes respostas sejam fornecidas:

  1. Qual a fonte de dados?
  2. Onde se coleta o valor da variável na sua instituição? Informar detalhes (módulo, relatório, local na nuvem/servidor, endereço web, etc.)
  3. Como se coleta (qual o caminho a seguir) para obter o valor da variável? Informar detalhadamente para identificação inequívoca do valor. De posse dessas informações, a equipe técnica deverá conseguir propor a melhor forma de obter a informação, que pode seguir o seguinte critério de decisão:
  4. O dados está em sistema e possível promover a extração a partir dele? Se sim, escolher entre API ou Banco de Dados, conforme decisão técnica.
  5. O dado está em sistema, porém não é possível fazer comunicação direta ou aplicar critérios que permitam a geração automática de valores? Se sim, então os dados devem ser exportados ou colocados em planilha, para que sejam tratados, manualmente, para que o valor da variável possa ser calculado, viar fórmulas de planilha por exemplo.
  6. O dados não está em sistema, porém está ou é possível organizar em planilha. Nesse caso usar a planilha como fonte de dados. Observar que para as extrações futuras, a planilha precisa ser mantida atualizada, para refletir o resultado esperado.
  7. Senão for possível a organização em planilha e nem em sistema, será necessário fazer o registro em formato manual. Significa que antes da extração programada será necessário entrar no extrator de dados e informar o valor da variável. Caso contrário, será extraido o último valor obtido. Para apoiar as instituições no processo de catalogação a equipe do projeto realizou duas capacitações com o FORPOG e FORPROEXT para ilustrar como funciona o processo de catalogação. Os vídeos das capacitações, junto com os arquivos das apresentações podem ser encontrados clicando aqui. Na seção de Arquivos, estão disponíveis planilhas de exemplo do processo de catalogação realizado no IFRN, IFMG e no IFCE.